The design in the historical context of the art:
a vision of the art and the design starting from the ornament
Keywords:
art, design, historicityAbstract
Drawing an equivalence analogy between the subjects of style and the ornamentation, the study leans on Aloïs Riegl's theory in order to sketch an anthropological reflection for the appearance of the design and some of their respective confluences with the art. Enriched by the progresses that the psychology of the visual perception provided to the contemporary understanding for the artistic representation, and consequently of this historicity, breaks of the hypothesis that this appearance has given in a process
naturally evolutionary, aiming at to supply an inherent human need.
Downloads
References
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. (4ª ed.) São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
CALABRESE, Omar. A linguagem da arte. Rio de Janeiro: Globo, 1987.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2008.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
DORFLES, Gillo. Elogio da desarmonia. São Paulo: Martins Fontes, 1988. (original: 1986)
______________. Oscilações do gosto; a arte de hoje entre a tecnocracia e o consumismo.
Lisboa: Livros Horizonte, 1974. (original: 1970)
GOMBRICH, Ernst Hans. Arte e ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica (4ª ed.). São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.
GULLAR, Ferreira. Argumentação contra a morte da arte (7ª ed.). Rio de Janeiro: Revan, 1999.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.
LAROUSSE, Cultural. Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Nova Cultural, 1998.
LOOS, Adolf. Ornamento y Delito y otros escritos. Barcelona: Gustavo Gili, 1972. (original ca. 1910)
PAIM, Gilberto. A beleza sob suspeita: o ornamento em Ruskin, Lloyd Wright, Loos, Le Corbusier e outros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética (3a ed.). São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PIGNATARI, Décio. Informação, linguagem, comunicação. São Paulo: Ateliê Editorial,
(1ª ed: 1968).
RIEGL, Aloïs. Problemas de estilo: fundamentos para una historia de la ornamentación. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1980. (1ª ed., Berlim, 1893).
SAMPSON, R. V. in: Dicionário de Ciências Sociais (2ª ed.). Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.