O designer valorizado

Autores

  • Nigel Whiteley

Resumo

O presente artigo faz um mapeamento de vários modelos diferentes do designer que existem ou já existiram e conclui que precisamos desenvolver um novo modelo para o próximo milênio: o ‘designer valorizado’. Critica-se os seguintes modelos atuais: 1) o designer formalizado, 2) o designer teorizado, 3) o designer politizado, 4) o designer consumista, 5) o designer tecnológico. O modelo do designer valorizado reconhece a diversidade do design e dos seus valores, bem como as mudanças no papel do designer, argumentando contudo que essa mudança não é simples nem linear. Reconhece também as mudanças na relação entre teoria e prática e o crescimento da interdisciplinaridade. Para o novo milênio, precisamos formar designers que sejam tão inteligentes e capazes de se expressar verbalmente quanto criativos em termos visuais – já não se trata mais de uma questão e/ou. Qualquer que seja a sua especialidade em design ou o seu posicionamento pessoal/político/social, os designers precisam estar cientes dos valores e da implicação destes. Esse tipo de consciência e de conhecimento contribuirá não somente para as soluções e metodologias projetivas do designer mas também para as suas atitudes e sensibilidades como cidadão

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Biografia do Autor

Nigel Whiteley

Nigel Whiteley é professor titular do Departamento de Arte da Universidade de Lancaster, Inglaterra, e já lecionou como professor visitante no Instituto Nacional de Design em Ahmedabad; no Instituto Indiano de Tecnologia, em Bombaim; e na Academia Central de Arte e Design, em Pequim. É autor de um grande número de artigos sobre arte, design e arquitetura e dos livros Design for society e Pop design: Modernism to Mod, bem como co- organizador dos volumes The lamp of memory: Ruskin, tradition
and architecture e The authority of the consumer. No momento, está terminando um livro sobre a obra teórica e crítica de Reyner Banham.

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Publicado

13-06-2024

Como Citar

WHITELEY, Nigel. O designer valorizado. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 1, n. único, p. 63–75, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/85054. Acesso em: 3 maio. 2025.