Research of the Use of Mass Customization in the Clothing

Authors

  • Adriana Vieira Duderstadt Universidade Federal do Paraná
  • Aguinaldo dos Santos Universidade federal do paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.14088

Keywords:

Mass Customization, Clothing, Design.

Abstract

This study aims to understand how mass customization strategy is being used in the garment industry and investigate four methods: questionnaire, consumer journey, storyboard and mini-survey in the user data collected to develop a proposal for customization model. From these methods it was possible to get the necessary information to define the customization model by mass for the profile of the studied company.

Author Biographies

Adriana Vieira Duderstadt, Universidade Federal do Paraná

Mestre em design, pelo programa de pós-graduação da UFPR. Possui graduação em Design de Moda pela Universidade Federal de Goiás (2010) e graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Paraná (2003). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design de moda, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, sustentabilidade, têxtil e cultura.

Aguinaldo dos Santos, Universidade federal do paraná

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), doutorado em Gestão da Produção pela Salford University (1999) e Pós-doutorado em Design Sustentável pelo Politecnico di Milano (2009). É bolsista produtividade nível 2 do CNPq onde coordenou o Comitê Assessor de Design até julho de 2007. Foi professor visitante da Escuela Militar del Ecuador (Equador) e da Strathclyde University (Escócia). É professor Adjunto IV do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná desde 2002, tendo atuado no Mestrado em Construção Civil (2000 a 2011) e Mestrado em Design (2005 até o presente). Foi coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFPR de julho de 2009 a julho de 2010 e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR entre agosto de 2011 e agosto de 2013. É membro do conselho editorial dos periódicos Product (IGDP), Revista Tecnologia e Sociedade e International Journal of Disaster Resilience in the Built Environment, além de revisor ad hoc dos periódicos Ambiente Construído, Construction Management & Economics, Design em Foco, Estudos em Design, Journal Household and Personal Care Today, Journal of Construction on Developing Countries e Produção. Sua área de atuação inclui a lean production e o design para a sustentabilidade, tendo como objeto de pesquisa principal a habitação de interesse social e sistemas produto+serviço. É coordenador do Núcleo de Design & Sustentabilidade da UFPR desde 2002.

Published

2016-10-26

How to Cite

Duderstadt, A. V., & dos Santos, A. (2016). Research of the Use of Mass Customization in the Clothing. Arcos Design, 9(1), 137–154. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.14088

Issue

Section

Artigos