Gamificação como estratégia de engajamento em Núcleos de Pesquisa: o estudo de caso do Fabrique durante a Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2022.64301Palavras-chave:
Núcleo de pesquisa, COVID-19, Gamificação.Resumo
Nas universidades públicas, os núcleos de pesquisa destacam-se como realizadores da pesquisa científica, um pilar indissociável da relação ensino-pesquisa-extensão. Diante das orientações de distanciamento físico, diversas atividades precisaram ser realizadas de forma remota. Assim, este trabalho apresenta a adaptação de técnicas de gamificação em um núcleo de pesquisa, objetivando engajar os estudantes durante a pandemia de COVID-19. O artigo busca relatar o processo organizacional do núcleo, bem como os desafios encontrados para adaptá-lo à realidade online, e apresentar os resultados de algumas atividades realizadas durante a pandemia. Este estudo de caso é aplicado ao Fabrique: Núcleo de Prototipagem e Design, vinculado ao curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foram aplicadas metodologias de game design, objetivando a gerar engajamento por meio de sistemas lúdicos que desencadeiam o fator “diversão”, mantendo o núcleo ativo durante a pandemia.
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