Moda e corporeidade no espaço universitário
criando diálogos com o “corpo discente” por meio do design participativo
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.90339Palavras-chave:
Moda, Corporeidade, DesignResumo
A relação entre corporeidade e moda afeta os indivíduos de maneiras distintas ao ocuparem diferentes espaços. Estudantes que vivenciam diferentes posicionalidades são afetados por relações de poder que entrecruzam o ambiente universitário, incluindo as relações de gênero. Partindo desse ponto, a pesquisa aciona o design participativo para compreender as relações entre moda e corporeidade em uma turma do curso de graduação em Design da (Ocultado). Com abordagem qualitativa e exploratória, utilizou-se bonecas de papel como dispositivos de conversação (Anastassakis e Szaniecki, 2016), para analisar as escolhas de vestuário dos estudantes e suas implicações sociais, sob a perspectiva de gênero. Como resultado foram obtidos dados que demonstram como as relações sociais e o contexto no qual os estudantes estão inseridos são refletidos nas motivações de suas escolhas, confirmando assim a potencialidade do design participativo para promover o diálogo entre perspectivas plurais.
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