Design Arruinado
O que pode uma rachadura?
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.90178Palavras-chave:
Design, Ruína, Rachadura, Arte, ImaginárioResumo
Como criar em um mundo em ruínas? Este artigo parte deste questionamento para investigar o potencial das ruínas como cenários para repensar práticas de design e arquitetura em um mundo marcado por crises ambientais e excessos do capitalismo. O texto propõe a falha, o dano e a impermanência como ferramentas criativas, desafiando ideais de progresso. Ao se debruçar sobre paisagens em destroços como a de Atafona, o estudo reflete sobre a possibilidade de interação entre humanos e não humanos, ao subverter símbolos tradicionais das disciplinas de criação e propor outros modos de existência. Por meio de experimentações artísticas e tensionamento de práticas projetuais, sugere-se a atuação através de um imaginário que abrace a fragilidade e permita modos alternativos de habitar e criar no mundo contemporâneo.
Downloads
Referências
KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado (Tradução de Elizabeth Carbone Baez). Gávea: Revista semestral do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil, Rio de Janeiro: PUC-RJ,n. 1, p. 87-93, 1984. (Artigo de 1979).
LÉVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
MURICY, K. Caminhar nas Ruínas. Dissonância: Revista de Teoria Crítica, v. 5, Campinas, 2021, p. 88-107.
RANCIERE, J. O destino das imagens. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. p. 101-118.
RAYCK, Diego. Ruína Programada. Art&Sensorium: Revista Interdisciplinar Internacional de Artes Visuais, Paraná, v. 01, ed. 02, p. 69-78, 2014.
SANTOS, B.; MENESES, M. [orgs.]. Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009.
SIMAS, L.; RUFINO, L. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.
STENGERS, Isabelle. No tempo das catástrofes: resistir à barbárie que vem. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
TSING, A. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.
TUAN, Y. Espaço e lugar: uma perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bianca Navega, Carlos Eduardo F´´elix da Costa, Denise Berruezo Portinari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.