Design Arruinado

O que pode uma rachadura?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.90178

Palavras-chave:

Design, Ruína, Rachadura, Arte, Imaginário

Resumo

Como criar em um mundo em ruínas? Este artigo parte deste questionamento para investigar o potencial das ruínas como cenários para repensar práticas de design e arquitetura em um mundo marcado por crises ambientais e excessos do capitalismo. O texto propõe a falha, o dano e a impermanência como ferramentas criativas, desafiando ideais de progresso. Ao se debruçar sobre paisagens em destroços como a de Atafona, o estudo reflete sobre a possibilidade de interação entre humanos e não humanos, ao subverter símbolos tradicionais das disciplinas de criação e propor outros modos de existência. Por meio de experimentações artísticas e tensionamento de práticas projetuais, sugere-se a atuação através de um imaginário que abrace a fragilidade e permita modos alternativos de habitar e criar no mundo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Bianca Navega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

É arquiteta, designer, ceramista e artista. Tem formação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, Cenografia pelo Programa de Especialização da PUC-RIO, Bioconstrução, Cerâmica e atualmente é Mestranda em Artes e Design pela PUC-Rio. 

Carlos Eduardo F´´elix da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, mestrado (2006) e doutorado (2013) em Linguagens Visuais pela mesma instituição. Realizou o pós-doutorado no PPGAV UFRJ na linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares. Artista plástico e professor adjunto da PUC-Rio no departamento de Artes e Design. Foi contemplado com a bolsa de residência artística Iberê Camargo no London Print Studio (2001) e foi artista visitante na Universidade de Plymouth a convite do Arts Council (Reino Unido, 2008). Artista participante da 7a Bienal do Mercosul (2007), 30a Bienal de São Paulo (2012), da 13a Bienal de Istambul (2013), da 4a Bienal do Fim do Mundo (2014) e da "Anozero19" Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (2019). Em 2013 artista contemplado com o Prêmio PIPA e residência artística na Residency Unlimited (2014, NY). De 2015 a 2017 foi artista em residência pela Fundação InSite (México) e Plataforma Atacama (Chile). Vencedor do Prêmio Radio Krakow 2015 (Polônia) pela mostra Its Gonna Rain. Em 2017 artista comissionado pela National Endowment for the Arts, Robert Wood Johnson Foundation e XLab IDEAS para trabalho em Natchez (Mississipi USA), e participante dos 32o e 35o Panorama da Arte Brasileira. Em 2018 comissionado pela Fundação Haundenschild (San Diego, USA) para desenvolvimento de projeto em sua sede. Em 2019, concluiu residência com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através de convite do Instituto República. É um dos fundadores do projeto "Escola Sem Sítio", projeto de extensão e pesquisa em parceria com Instituto de Arte da UERJ e a Casa França Brasil. Coordena o LINDA - Laboratório Interdisciplinar em Natureza Design e Arte. http://linda.dad.puc-rio.br/. Atualmente é diretor do Museu Universitário Solar Grandjean de Montgny da PUC-Rio.

Denise Berruezo Portinari, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1998), com sanduíche realizado na New School for Social Research, EUA (1996). Atualmente é professor adjjunto no Curso de Graduação em Design e no Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, vinculada à linha de pesquisas em Design, Cultura e Sociedade e ao Laboratório da Representação Sensível (LaRS). Atuou como Coordenadora do PPG Design de 2005 a 2010, e como Coordenadora Setorial de Pós-Graduação do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio, de 2010 a 2016. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teoria Psicanalítica e Psicologa Social, especialmente nas áreas de Estudos de Corpo, Gênero e Sexualidade. Atua como psicanalista e é líder do Grupo Barthes de pesquisas sobre imaginário, corpo, gênero e subjetividade.

Referências

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Publicado

10-07-2025

Como Citar

NAVEGA, Bianca; F´´ELIX DA COSTA, Carlos Eduardo; BERRUEZO PORTINARI, Denise. Design Arruinado: O que pode uma rachadura?. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2025. DOI: 10.12957/arcosdesign.2025.90178. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/90178. Acesso em: 13 jul. 2025.