História Potencial encontra Dysphoria mundi
aprender para desaprender um outro olhar
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2025.90103Palavras-chave:
Visualidade, Epistemologia, Aprender, DesaprenderResumo
Este artigo parte de uma leitura concomitante das obras História Potencial, de Ariella Aisha Azoulay, e Dysphoria mundi, de Paul B. Preciado, para ensaiar maneiras de pensar os sujeitos, os saberes e os espaços que os desvincula de enquadramentos em categoria binárias e intransponíveis. Tendo como ponto de partida aspectos biográficos desses autores, observa-se movimentos entre o Aprender e o Desaprender, com o intuito não apenas de destacar aspectos do modo convencional de ler e observar o mundo, mas de questioná-lo, promovendo rupturas, recusando qualquer “determinação”. Conclui-se que há diversas maneiras de disputar o campo visível e discursivo, reivindicando o que nunca foi visto. Tal disputa requer um gesto de ativo, que parte de um implicar-se nos regimes de visualidade para imaginar novas fronteiras, expressões e legendas, a fim de produzir “aberrações” visuais, linguísticas e discursivas.
Downloads
Referências
AZOULAY, Ariella Aisha. História potencial: desaprender o imperialismo. São Paulo: UBU editora, 2024.
BECCARI, Marcos. Rever o invisível: o direito de olhar a partir de Foucault, Spivak e Mbembe. In: BECCARI, Marcos e PRANDO, Felipe (Org.). Bordas: Transversalidades discursivas em arte e design. Rio de Janeiro: Áspide editora, 2020a.
BECCARI, Marcos. Das coisas ao redor: discurso e visualidade a partir de Foucault. São Paulo: Almedina, 2020b.
BUTLER, Octavia Estelle. Kindred: Laços de Sangue. São Paulo: Editora Morro Branco, 2017.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão, Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
HARAWAY, Donna. Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective, Vol. 14, No. 3, pp. 575-599, Autumn, 1988.
HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, Campinas, n. 5, p. 7-41, 2009.
LORDE, Audre. As ferramentas do senhor nunca derrubarão a casa grande [1996]. In: Irmãs outsiders: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
PRECIADO, Paul. B. Dysphoria mundi: o som do mundo desmoronando. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 rafaela travassos Sarinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.