A hipermídia na educação a distância mediada por computador através de tutoriais para o ensino de softwares gráficos
Palavras-chave:
ensino, tutorial, hipermídia, software gráficoResumo
Este artigo aborda a elaboração de um sistema tutorial com princípios de Hipermídia para possibilitar a aprendizagem dirigida, em EDMC (Educação a Distância Mediada por Computador), da utilização do software gráfico Cad 3D Solidwork. Concorreu, na elaboração do material didático, a intenção de proporcionar ao aluno um conteúdo menos técnico e mais atrativo. Para tanto foi adotada uma narrativa imagética que utiliza sons e imagens estáticas e dinâmicas na apresentação e condução do aluno durante a aprendizagem.
Downloads
Referências
BUGAY, Edson L. E ULBRICHT, Vânia R. 2000. Hipermídia. Florianópolis: Bookstore
FALKEMBACH, Gilse Antoninha Morgental. 2008. Concepção e desenvolvimento de material Educativo digital. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação [on line]. Maio/2005 - Vol.3 no1, Rio Grande do Sul. In: < http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a23_materialeducativo.pdf>, ISSN 1679-1916, 15 de dezembro
KAYE, Anthony. 1989. Computer-mediated Communication and Distance Education. In R. Mason & A. Kaye (editors), MINDWAVE: Communication, computers and Distance Education. Oxford: Pergamon Press, 1a edição
LAVILLE, Christian & DIONNE, Jean. 1999. A construção do Saber – Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Artmed , Porto Alegre - RS
LOYOLLA, W. P. C. 1997. Prates M., Pós-Graduação Baseada em EDMC - Diretrizes de Projeto VIII Simpósio Brasileiro da Informática na Educação, SBC, ITA, CEIE, SP
MACHADO, Arlindo. 1997 . Hipermídia: o labirinto como metáfora. In: DOMINGUES. Diana (Org.) A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da UNESP
MORAN, José Manuel. 2002. O que é Educação a Distância, SENAI, Rio de Janeiro – RJ
NIPPER, S. 1998. Third generation distance learning and computer conferencing. In Robin Mason & Anthony Kaye (eds.), MINDWAVE: Communication, Computers and Distance Education. Oxford: Pergamon Press
SCAVETTA, S. & LAUFFER, R. 1997. Texte, Hipertexte, Hipermedia. Paris, Intro, 1997.
STERN, Paul; KALOF, Linda. 1996. Evaluating Social Science Research. Oxford: Oxford University Press, 2a Ed,
Wikipédia – Enciclopédia Online – In: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperm%C3%addia>, 11 de abril
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.