Comunicação para mudança

estratégias e dificuldades

Autores

  • Jorge Frascara Universidade de Alberta
  • Vera Damazio PUC-Rio
  • Juliana Duarte Neves PUC-Rio

Palavras-chave:

comunicação, mudança social, valores culturais, atitudes, condutas, prevenção de acidentes

Resumo

A estrutura deste artigo origina-se nos problemas que atitudes corriqueiras relacionadas ao uso de recursos e materiais causam no meio ambiente e na necessidade de revisar atitudes e práticas que enfatizam a facilidade de uso e omitem o uso responsável. Dentro desta estrutura, o artigo concentra-se em problemas que pertencem à comunicação, particularmente àquela que pretende afetar as atitudes e as condutas das pessoas. Ele explora, ainda, a ideia de uma revisão da noção de uso em geral, através da noção específica de uso do carro. Finalmente, ele trata da comunicação de uma nova noção de uso e do uso enquanto comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barde, J.P. and Pearce, D.W. (1991). Valuing the Environment. Six Case Studies. London: Earthscan Publications Ltd.

Bernstein, D. (1992). In the Company of Green: Corporate Communications for the New Environment. London: ISBA Publications.

BSO/Origin: putting a price tag on environmental damage, ENDS Report 210, July 1992.

Charter, M. (Ed.), (1992). Greener Marketing: a responsible approach to business. Sheffield: Greenleaf Publishing.

Meadows, D. H (1972). The Limits to Growth: A Report for the Club of Rome's Project on the Prediction of Mankind. New York: Universe Books.

Frascara, J. (1999). Cognition, emotion, and other inescapable dimensions of human experience.Visible Language, 33.1 1999, pp 74-89.

_____________ (2000). Information design and cultural difference, Information Design Journal, Information Design Journal, 9, pp. 119-127.

Maldonado, T. (1972). Design, Nature and Revolution: Towards a Critical Ecology. New York: Harper &. Row Publishers.

Papanek, V. (1972). Design for the Real World. UK: Thames & Hudson.

Winpenny, J.T. (1991). Values for the environment – A guide to economic apprisal, Overseas Development Institute, HMSO.

Downloads

Publicado

05-07-2024

Como Citar

FRASCARA, Jorge; DAMAZIO, Vera; DUARTE NEVES, Juliana. Comunicação para mudança: estratégias e dificuldades. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 25–40, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/85668. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)