Brasília: a construção de um exemplo

Autores

  • Lauro Cavalcanti UERJ

Resumo

O presente artigo discute a construção de Brasília e seu legado histórico, enfocando as ligações entre as ideologias modernistas e as estruturas de poder político que dominaram o Brasil durante o final da década de 1950. Brasília foi apresentada na época como a realização do ideal modernista de planejamento urbano racional, uma experiência socialista no uso da arquitetura para mudar a sociedade. Desde lá, porém, a cidade tem deixado de atender, de modo geral, aos ideais de quem a projetou. Ao invés, a nova capital veio a ser apropriada pelos governos militares das décadas de 1960 e 1970 como símbolo do seu próprio poder autoritário, função para a qual, argumenta-se aqui, era ideal- mente constituída pelo autoritarismo inerente às tendências ideológicas que a geraram. O artigo analisa o legado desse exemplo único do alto Modernismo para a arquitetura e o urbanismo e conclui que, ironicamente, o estilo de Brasília acabou por sobrepujar-se à sua proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Cavalcanti, UERJ

Lauro Cavalcanti é arquiteto e doutor em antropologia social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor de vários livros sobre espaço, arquitetura, modernismo e sociedade, dentre os quais Preocupações do belo e Arquitetura kitsch, assim como de diversos artigos e ensaios em publicações brasileiras e internacionais.
Professor adjunto da UERJ, foi professor visitante da Columbia University em Nova Iorque e pesquisador do Center for Advanced Studies in the Visual Arts da National Gallery, Washington D.C., no período de 1996 a 1997. Desde 1992 é diretor do Paço Imperial,
Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

13-06-2024

Como Citar

CAVALCANTI, Lauro. Brasília: a construção de um exemplo. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 1, n. único, p. 50–62, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/85053. Acesso em: 3 maio. 2025.