Design, cultura material e o fetichismo dos objetos

Autores

  • Rafael Cardoso Denis UERJ

Resumo

O presente artigo sugere novas perspectivas sobre o papel do designer na sociedade industrial tardia através de uma análise das maneiras em que o design se relaciona à categoria maior da cultura material. Após um breve resumo do desenvolvimento histórico deste último termo, sugere-se que as atividades abrangidas pelo design pertencem a um processo mais amplo de investir os objetos de significados, processo este que pode ser descrito como uma espécie de ‘fetichismo dos objetos’. Através de uma análise das origens etimológicas da palavra ‘fetichismo’ – examinando as várias formas em que foi empregada na antropologia, na economia e na psicanálise – demonstra-se que esse conceito pode ser útil para pensarmos as maneiras em que os artefatos são produzidos e investidos de significados. Conclui-se que os designers devem usar tais categorias conceituais para repensar a sua abordagem do objeto projetado, o que pode ajudar a enfrentar os dilemas ideológicos gerados pelo declínio dos dogmas modernistas ao longo das duas últimas décadas e pela ascensão paralela da informática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Cardoso Denis, UERJ

Rafael Cardoso Denis é professor adjunto visitante da Escola Superior de Desenho Industrial (UERJ). Completou o seu doutorado em história da arte/design na Universidade de Londres em 1995 e tem publicado diversos artigos sobre o tema em livros e revistas nacionais e internacionais. É co-organizador do livro Art and the academy in the nineteenth century, a ser publicado pela Manchester University Press em 1999, e está preparando atualmente o livro Uma introdução à história do design, para publicação pela Editora Edgard Blücher.

Downloads

Publicado

13-06-2024

Como Citar

CARDOSO DENIS, Rafael. Design, cultura material e o fetichismo dos objetos. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 1, n. único, p. 14–39, 2024. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/85049. Acesso em: 3 maio. 2025.