Fabulação de dados

explorando procedimentos ficcionais na era da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2024.82123

Palavras-chave:

Especulativo, Ficção, Design, Dados

Resumo

Em uma sociedade onde os dados desempenham um papel cada vez mais central, este artigo apresenta um experimento baseado na construção de uma narrativa ficcional e na criação de artefatos que servem como dispositivos para refletirmos sobre as problemáticas da nossa sociedade da informação. Demonstramos as potencialidades do uso de metodologias especulativas como um procedimento crítico e buscamos trazer contribuições sobre como a ficção pode colaborar para a reflexão sobre os dados, por meio da arte e do design. Discutimos artistas e designers que exploram a ficcionalização do corpo e descrevermos e analisamos o processo de criação do projeto Absorpta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARNEY, M. The Cremaster Cycle. Videos, 2002 – 1994.

CANDY, L.; EDMONDS, E. Practice-Based Research in the Creative Arts: Foundations and Futures from the Front Line. Leonardo, v. 51, n. 1, p. 63–69, fev. 2018.

DALY, N. The Civilization of Lluros. Exposição, 1966.

DRUCKER, J. Humanities Approaches to Graphical Display. DHQ: Digital Humanities Quarterly, v. 5, n. 1, p. 22, 2011.

DUNNE, A.; RABY, F. Speculative everything: design, fiction, and social dreaming. Cambridge, Massachusetts ; London: The MIT Press, 2013.

FRICHOT, H. MATTHEW BARNEY’S CREMASTER CYCLE REVISITED: towards post-human becomings of man. Angelaki, v. 20, n. 1, p. 55–67, 2 jan. 2015.

HARARI, Y. N. Homo Deus: a brief history of tomorrow. London: Harvill Secker, 2016.

HARAWAY, D. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Tradução: Pê Moreira. Rio de Janeiro, RJ: Bazar do Tempo, 2021.

HARAWAY, D. J. Manifestly Haraway. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2016.

HILL, P. Peter Hill’s The Encyclopaedia of Superfictions. ISSUE, v. 05, p. 21–41, 2016.

HIRST, D. The Treasures from the Wreck of the Unbelievable. Exposição, 2017.

LAFARGE, A. Sting in the Tale: Art, Hoax, and Provocation. Los Angeles: Doppelhouse Press, 2021.

LAMBERT-BEATTY, C. Make-Believe: Parafiction and Plausibility. October, v. 129, p. 51–84, ago. 2009.

LYONS, B. The Hokes Archives. Exposição, 1989.

LUDWIG, L. Absorpta. Esculturas, 2023.

MCRAE, L. Futurekin. Exposição , 2022.

MOROZOV, E. Big Tech. Ubu Editora, 2018.

ULMER, J. B. Posthumanism as research methodology: inquiry in the Anthropocene. International Journal of Qualitative Studies in Education, v. 30, n. 9, p. 832–848, 21 out. 2017.

WILSHIRE, B. The Concept of the Paratheatrical. TDR (1988-), v. 34, n. 4, p. 169, 1990.

ZUBOFF, S. The age of surveillance capitalism: the fight for a human future at the new frontier of power. First edition ed. New York: PublicAffairs, 2019.

Downloads

Publicado

17-07-2024

Como Citar

TORRES LUDWIG, Luiz; KOSMINSKY, Doris. Fabulação de dados: explorando procedimentos ficcionais na era da informação. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, p. 306–323, 2024. DOI: 10.12957/arcosdesign.2024.82123. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/82123. Acesso em: 13 jan. 2025.