Metodologias ativas no ensino superior em Design para um maior protagonismo discente na construção de repertório visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73210

Palavras-chave:

Ensino do Design, Protagonismo discente, Autonomia, Linguagem visual, Cultura visual.

Resumo

O que pretendemos neste estudo é discutir de que forma as metodologias ativas de ensino, que privilegiam a autonomia e o protagonismo discente, podem contribuir com a formação deste repertório. As metodologias ativas têm sido muito pesquisadas e aplicadas no ensino fundamental e médio, mas no ensino superior as práticas docentes tradicionais ainda prevalecem. Elencamos algumas estratégias que podem ser adotadas a fim de elaborar uma abordagem pedagógica que estimule a autonomia, incentive a pesquisa e a produção de imagens como forma de desenvolver a linguagem visual, informada pelas referências de produção artística e refletindo sobre os discursos promovidos por ela em diferentes contextos históricos e culturais. Neste contexto o professor, como orientador tem o papel de mediar o debate e estabelecer relações entre as imagens, integrar teoria e prática e preparar os alunos para a aprendizagem ao longo da vida, para “aprender a aprender”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcele Cristiane Minozzo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre e Doutouranda pelo Programa de Pós Graduação em Design da UFPR

Carolina Calomeno, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Comunicação. Docente no curso de Design Gráfico e no Programa de Pós Graduação em Design da UFPR

Downloads

Publicado

12-07-2023

Como Citar

MINOZZO, Marcele Cristiane; CALOMENO, Carolina. Metodologias ativas no ensino superior em Design para um maior protagonismo discente na construção de repertório visual. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 292–307, 2023. DOI: 10.12957/arcosdesign.2023.73210. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/73210. Acesso em: 15 jun. 2025.