Metodologias ativas no ensino superior em Design para um maior protagonismo discente na construção de repertório visual
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73210Palabras clave:
Ensino do Design, Protagonismo discente, Autonomia, Linguagem visual, Cultura visual.Resumen
O que pretendemos neste estudo é discutir de que forma as metodologias ativas de ensino, que privilegiam a autonomia e o protagonismo discente, podem contribuir com a formação deste repertório. As metodologias ativas têm sido muito pesquisadas e aplicadas no ensino fundamental e médio, mas no ensino superior as práticas docentes tradicionais ainda prevalecem. Elencamos algumas estratégias que podem ser adotadas a fim de elaborar uma abordagem pedagógica que estimule a autonomia, incentive a pesquisa e a produção de imagens como forma de desenvolver a linguagem visual, informada pelas referências de produção artística e refletindo sobre os discursos promovidos por ela em diferentes contextos históricos e culturais. Neste contexto o professor, como orientador tem o papel de mediar o debate e estabelecer relações entre as imagens, integrar teoria e prática e preparar os alunos para a aprendizagem ao longo da vida, para “aprender a aprender”.Descargas
Publicado
2023-07-12
Cómo citar
Minozzo, M. C., & Calomeno, C. (2023). Metodologias ativas no ensino superior em Design para um maior protagonismo discente na construção de repertório visual. Arcos Design, 16(2), 292–307. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73210
Número
Sección
Artigos Completos em Fluxo Contínuo