Metodologias ativas no ensino superior em Design para um maior protagonismo discente na construção de repertório visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73210

Palabras clave:

Ensino do Design, Protagonismo discente, Autonomia, Linguagem visual, Cultura visual.

Resumen

O que pretendemos neste estudo é discutir de que forma as metodologias ativas de ensino, que privilegiam a autonomia e o protagonismo discente, podem contribuir com a formação deste repertório. As metodologias ativas têm sido muito pesquisadas e aplicadas no ensino fundamental e médio, mas no ensino superior as práticas docentes tradicionais ainda prevalecem. Elencamos algumas estratégias que podem ser adotadas a fim de elaborar uma abordagem pedagógica que estimule a autonomia, incentive a pesquisa e a produção de imagens como forma de desenvolver a linguagem visual, informada pelas referências de produção artística e refletindo sobre os discursos promovidos por ela em diferentes contextos históricos e culturais. Neste contexto o professor, como orientador tem o papel de mediar o debate e estabelecer relações entre as imagens, integrar teoria e prática e preparar os alunos para a aprendizagem ao longo da vida, para “aprender a aprender”.

Biografía del autor/a

Marcele Cristiane Minozzo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre e Doutouranda pelo Programa de Pós Graduação em Design da UFPR

Carolina Calomeno, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Comunicação. Docente no curso de Design Gráfico e no Programa de Pós Graduação em Design da UFPR

Publicado

2023-07-12

Cómo citar

Minozzo, M. C., & Calomeno, C. (2023). Metodologias ativas no ensino superior em Design para um maior protagonismo discente na construção de repertório visual. Arcos Design, 16(2), 292–307. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73210