Estratégias de ensinagem e protagonismo discente em disciplina optativa da graduação em Design Gráfico
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73076Palavras-chave:
estratégias de ensinagem, ensino do design, ensino centrado no aluno, protagonismo discente.Resumo
A estruturação de disciplinas optativas é um desafio para docentes
de graduação, especialmente quando contemplam discentes de diversos
períodos e possuem objetivos complexos, que trazem conhecimentos de
outras áreas. Nesse âmbito, o artigo apresenta o relato de experiência da
disciplina de Introdução à Ilustração Botânica, realizado através de Prática
de Docência na graduação em Design Gráfico da UFPR. Para a estruturação
da disciplina, a docente responsável utilizou como estratégia pedagógica a
construção de um Plano de Ensinagem colaborativo, com abordagem
centrada nos(as) discentes e com vistas a fomentar o protagonismo discente.
Foi utilizado o método de estudo de caso ex post facto para descrever as aulas e revisão de literatura assistemática para a explicação dos conceitos abordados. São apresentados resultados qualitativos e quantitativos da aplicação de um questionário, que se propôs a entender como os(as) discentes foram impactados pela disciplina. Ao final, são apresentadas reflexões sobre a efetividade das estratégias utilizadas.
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