Desobediência projetiva? Esboço para o ensino de arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73190Keywords:
ensino de arquitetura, projeto de arquitetura, desobediência epistêmica, desobediência projetiva.Abstract
Em resposta ao racismo epistêmico que influi para que os métodos, processos e procedimentos de projetação mais usuais produzam certa homogeneização dos modos de morar branco-burgueses nos projetos, proponho a noção de desobediência projetiva no ensino de arquitetura. Para isso, tenho como pano de fundo a literatura decolonial, cuja crítica à ideia de “raça” e aos racismos leva à exigência por uma desobediência epistêmica, considero que o fazer design e projetar são um modo de pensar específico que todas as pessoas detêm e que docentes são designers de processos e práticas de ensino e aprendizagem.Downloads
Published
2023-07-12
How to Cite
Name, L. (2023). Desobediência projetiva? Esboço para o ensino de arquitetura. Arcos Design, 16(2), 217–236. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2023.73190
Issue
Section
Artigos Completos Temáticos