Princípios orientadores da prática projetual e docente de Bornancini e Petzold

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2019.66057

Palavras-chave:

Ensino em Design, Design Industrial, Fator Interacional.

Resumo

A trajetória no design industrial de Bornancini e Petzold (1962/2005) exemplifica como a prática projetual precede o ensino formal do design no Rio Grande do Sul. É notório que seu trabalho contribuiu ao desenvolvimento tecnológico industrial e gerou inovação no projeto de produto em âmbito regional, nacional e internacional. Para destacar que o legado da parceria não se restringe ao fator tecnológico, o objetivo do artigo é identificar nexos teórico-metodológicos entre sua trajetória com abordagens contemporâneas do design. Apresenta-se princípios orientadores da prática projetual e docente da parceria, os quais evidenciam como a integração interpessoal, o fator interacional, é determinante no processo de desenvolvimento de projeto, conhecimento que pode ser explicitado no ensino em design.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Gonçalves Curtis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta no Departamento de Design e Expressão Gráfica, atua como professora na Área de História do Design, nos Cursos de Design Visual e Design de Produto, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

20-04-2022

Como Citar

Gonçalves Curtis, M. do C. (2022). Princípios orientadores da prática projetual e docente de Bornancini e Petzold. Arcos Design, 12(2), 71–89. https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2019.66057

Edição

Seção

Artigos Completos Temáticos