Princípios orientadores da prática projetual e docente de Bornancini e Petzold

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2019.66057

Palavras-chave:

Ensino em Design, Design Industrial, Fator Interacional.

Resumo

A trajetória no design industrial de Bornancini e Petzold (1962/2005) exemplifica como a prática projetual precede o ensino formal do design no Rio Grande do Sul. É notório que seu trabalho contribuiu ao desenvolvimento tecnológico industrial e gerou inovação no projeto de produto em âmbito regional, nacional e internacional. Para destacar que o legado da parceria não se restringe ao fator tecnológico, o objetivo do artigo é identificar nexos teórico-metodológicos entre sua trajetória com abordagens contemporâneas do design. Apresenta-se princípios orientadores da prática projetual e docente da parceria, os quais evidenciam como a integração interpessoal, o fator interacional, é determinante no processo de desenvolvimento de projeto, conhecimento que pode ser explicitado no ensino em design.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Gonçalves Curtis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta no Departamento de Design e Expressão Gráfica, atua como professora na Área de História do Design, nos Cursos de Design Visual e Design de Produto, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

20-04-2022

Como Citar

GONÇALVES CURTIS, Maria do Carmo. Princípios orientadores da prática projetual e docente de Bornancini e Petzold. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 71–89, 2022. DOI: 10.12957/arcosdesign.2019.66057. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/66057. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Completos Temáticos