Design como esperança no engajamento com um grupo de moradores de um bairro do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2018.47516Palavras-chave:
design, antropologia, esperança, temporalidade, comunidades.Resumo
No livro The method of Hope (2004), o antropólogo Hirokazu Miyazaki propõe uma nova modalidade de engajamento etnográfico que aborda a esperança como método e não apenas como um objeto de análise. À luz dos argumentos de Miyazaki, busca-se aqui explorar como o design contribui ou interrompe momentos de esperança. Esta exploração se faz através da análise do meu engajamento como designer com um grupo de moradores que lutou contra a violência no bairro de Santa Teresa (Rio de Janeiro), denominado "Coletivo Santa sem violência" (CSSV).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-02-2020
Como Citar
IBARRA, Maria Cristina. Design como esperança no engajamento com um grupo de moradores de um bairro do Rio de Janeiro. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 26–55, 2020. DOI: 10.12957/arcosdesign.2018.47516. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/47516. Acesso em: 11 out. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.