O design e suas possíveis interações com práticas criativas desenvolvidas por não-designers

Autores

  • Maria Cristina Ibarra Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.26262

Palavras-chave:

design, antropologia, práticas criativas, não-designers

Resumo

No espaço público das cidades, múltiplas pessoas sem conhecimentos formais na área do design (não-designers) constroem e modificam artefatos para satisfazer necessidades do dia a dia. Esta prática foi objeto de estudo da dissertação “O design por não-designers (DND): As ruas de Belo Horizonte como inspiração para o design” (IBARRA, 2014). Ao estudar novos autores no passo para o doutorado, novas questões relacionadas ao tema surgiram. Assim, o presente artigo pretende fazer um breve mapeamento sobre esses novos autores que a partir da antropologia e outras áreas abordam o tema de pesquisa, mostrando as novas questões que apareceram a partir dessas outras perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Ibarra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Desenho Industrial pela Universidad del Norte (Barranquilla – Colômbia), mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade pela ED/UEMG. Atualmente cursa Doutorado em Design pela ESDI/UERJ, e é pesquisadora do Laboratório de Design e Antropologia (LaDA) da mesma instituição.

Downloads

Publicado

13-07-2017

Como Citar

IBARRA, Maria Cristina. O design e suas possíveis interações com práticas criativas desenvolvidas por não-designers. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 165–176, 2017. DOI: 10.12957/arcosdesign.2016.26262. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/26262. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos