Cocriação no ensino de design: como implementar ‘espaços projetuais’ para inovação colaborativa?

Autores

  • Lia Krucken Escola de Design - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Iara Mol Escola de Design - Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Najla Mouchrek Escola de Design - Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.14093

Palavras-chave:

Cocriação. Pesquisa e Ensino em Design. Inovação Social.

Resumo

Quais abordagens e ferramentas podem estimular a cocriação no ensino em design? Esta é a questão principal que originou a reflexão apresentada nesse artigo. A partir de iniciativas conduzidas no contexto brasileiro, destacam-se ferramentas de design usadas para iniciar os processos de colaboração, desde a identificação e definição de temas, focos, contextos e usuários. Os resultados evidenciam o potencial de inovação social dos projetos gerados a partir de abordagens de cocriação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-10-2016

Como Citar

KRUCKEN, Lia; MOL, Iara; MOUCHREK, Najla. Cocriação no ensino de design: como implementar ‘espaços projetuais’ para inovação colaborativa?. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 27–50, 2016. DOI: 10.12957/arcosdesign.2016.14093. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/14093. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos