Cocriação no ensino de design: como implementar ‘espaços projetuais’ para inovação colaborativa?
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.14093Palavras-chave:
Cocriação. Pesquisa e Ensino em Design. Inovação Social.Resumo
Quais abordagens e ferramentas podem estimular a cocriação no ensino em design? Esta é a questão principal que originou a reflexão apresentada nesse artigo. A partir de iniciativas conduzidas no contexto brasileiro, destacam-se ferramentas de design usadas para iniciar os processos de colaboração, desde a identificação e definição de temas, focos, contextos e usuários. Os resultados evidenciam o potencial de inovação social dos projetos gerados a partir de abordagens de cocriação.
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Publicado
26-10-2016
Como Citar
KRUCKEN, Lia; MOL, Iara; MOUCHREK, Najla. Cocriação no ensino de design: como implementar ‘espaços projetuais’ para inovação colaborativa?. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 27–50, 2016. DOI: 10.12957/arcosdesign.2016.14093. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/14093. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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