Cinco eixos para uma Filosofia do Design

Autores

  • Daniel B. Portugal UFRJ
  • Marcos Beccari USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2016.13055

Palavras-chave:

Filosofia do design, bordas disciplinares, eixos reflexivos.

Resumo

DOI: 10.12957/arcosdesign.2016.13055

 

Este artigo oferece algumas contribuições para a estruturação de uma filosofia do design, através do delineamento de cinco eixos reflexivos. Pensar as estruturas de uma filosofia do design em eixos é particularmente interessante porque oferece a possibilidade de não nos restringirmos a uma definição fechada de design. Cada eixo encara o design a partir de um ângulo diferente – ângulo que atua como o principal guia de seu traçado. No primeiro eixo, o design é visto como veículo de significado; no segundo, como veículo de afetos; no terceiro, como um suporte na lida com novas tecnologias e com as novas formas de “estar no mundo” que elas impulsionam; no quarto, como um elemento constituinte das culturas que se definem pela centralidade do consumo e da mídia; no quinto, como um modo específico de pensamento, conhecimento e articulação de “modos de ser”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel B. Portugal, UFRJ

Doutorando em Comunicação e cultura na UFRJ (bolsista CNPq). Mestre em Comunicação e práticas de consumo pela ESPM-SP. Co-autor do livro Existe Design? (2ab, 2013). Co-coordenador do site Filosofia do design.

Marcos Beccari, USP

Doutorando em Educação pela USP (bolsista CAPES). Mestre em Design pela UFPR. Co-autor do livro Existe Design? (2ab, 2013). Co-coordenador do site Filosofia do design.

Downloads

Publicado

26-10-2016

Como Citar

PORTUGAL, Daniel B.; BECCARI, Marcos. Cinco eixos para uma Filosofia do Design. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 1–14, 2016. DOI: 10.12957/arcosdesign.2016.13055. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/13055. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos