Design Emocional: empatia e contextualização
DOI:
https://doi.org/10.12957/arcosdesign.2013.12184Abstract
O artigo aqui apresentado relaciona os resultados ainda parciais obtidos pela pesquisa de conteúdo imagético presente nos filmes de Leni Riefenstahl ao andamento das correntes do pensamento em design que se ocupam do que podemos classificar como um design emocional ou de cunho empático. A estas perspectivas teóricas contrapomos o trabalho de filósofos e neurocientistas que, por sua vez, desenvolvem pesquisas sobre empatia e moralidade no âmbito da ética.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-12-15
How to Cite
RIBEIRO, Adriana Barbosa; NOJIMA, Vera Lucia dos Santos. Design Emocional: empatia e contextualização. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 94–112, 2013. DOI: 10.12957/arcosdesign.2013.12184. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/arcosdesign/article/view/12184. Acesso em: 2 may. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Arcos Design pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Arcos Design com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Para mais informações ver: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
- O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de
autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.