O MEDO COMO CONSTRUTO EM A ASSOMBRAÇÃO DA CASA DA COLINA, DE SHIRLEY JACKSON

Main Article Content

Shirley de Souza Gomes Carreira

Abstract

O artigo visa à análise do romance A assombração da casa da colina, de Shirley Jackson (1983) sob o ponto de vista da construção do medo na narrativa. Partindo dos pressupostos teóricos de Anne Radcliffe, Noël Carroll, Stephen King e Roger Caillois, dentre outros, focaliza não apenas a construção da sensação de terror, mas também o horror e a repulsa, demonstrando que esses três níveis presentes em narrativas de horror podem coexistir em uma só obra.

Article Details

How to Cite
Carreira, S. de S. G. (2023). O MEDO COMO CONSTRUTO EM A ASSOMBRAÇÃO DA CASA DA COLINA, DE SHIRLEY JACKSON. Abusões, (20). https://doi.org/10.12957/abusoes.2023.70400
Section
Três séculos de literatura do medo de autoria feminina
Author Biography

Shirley de Souza Gomes Carreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Shirley de Souza Gomes Carreira possui Graduação em Letras, Português- Inglês, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Literatura Comparada (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ (2004-2005). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/ BASis, INEP e do Banco de Consultores Ad Hoc da FUNADESP e da FAPERJ. Como ensaísta, tem trabalhos publicados em livros e periódicos do Brasil, México, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra. Sua produção ensaística aborda os seguintes temas: pós-colonialismo, questões de identidade e de gênero, estudos culturais, diásporas, multiculturalismo e a produção textual dos escritores migrantes. Sua pesquisa atual focaliza as relações entre Literatura e Memória Étnica. Exerceu a função de professor adjunto-doutor I na Universidade do Grande Rio por 12 anos, onde também foi Coordenadora do Curso de Letras, Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Inglesa, Coordenadora Pedagógica do Núcleo Multidisciplinar de Educação a Distância e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras e Ciências Humanas. É fundadora e faz parte do conselho editorial da Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da UNIGRANRIO. Atua também como investigadora convidada do Centro de Estudos Linguísticos, Comparados e Multimédia da Universidade Autónoma de Lisboa. Foi Coordenadora Institucional do Pibid UNIABEU, Coordenadora do Programa de Apoio à Pesquisa e Pró-Reitora Acadêmica da UNIABEU, onde também lecionou no Curso de Letras e exerceu a função de editora-gerente dos periódicos UNIABEU e de editora-chefe da Revista e-scrita, do curso de Letras, e da Revista UNIABEU. Atualmente, é Professora Adjunta da UERJ(FFP) e integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Letras e Linguística da UERJ. É líder do GP Poéticas da Diversidade (CNPq) e bolsista do Prociência UERJ/FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Publicações recentes:

Diásporas e deslocamentos: travessias críticas (2014), Poéticas do contemporâneo (2015), Memória, Identidade e Cultura: ensaios (20160, Estudos Literários na contemporaneidade: Questões e tendências (2017) Literatura Teoria História : Diálogos (2019), LITERATURA E DIVERSIDADE: Estudos Contemporâneos (2021), Poéticas da diversidade - estudos de literatura na contemporaneidade  (2021) e Poéticas em trânsito (2022).