Gênero, família e Estado: cuidado de crianças, pandemia e a gestão da (não) reabertura escolar

Autores

Palavras-chave:

crianças, gênero, cuidado, covid-19, reabertura escolar.

Resumo

O artigo explora as articulações entre gênero, família e Estado a partir do tema do cuidado de crianças durante a pandemia de covid-19 e tendo como recorte empírico um estudo de caso das controvérsias em torno da gestão da (não) reabertura escolar no município do Rio de Janeiro. O objetivo é analisar a construção desse problema social para tomar os termos de sua constituição na esfera pública e as formas de gestão adotadas como objeto de uma análise crítica feminista ancorada em uma ética do cuidado.

Biografia do Autor

Laura Lowenkron, Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ)

Professora adjunta do Instituto de Medicina Social da UERJ. Pesquisadora do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM). Mestrado e Doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ e pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu da Unicamp. Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

Downloads

Publicado

2023-01-19

Edição

Seção

Artigos