O Plano de Treinamento Docente em educação sexual, Costa Rica, 1968-1986

Autores

  • José Daniel Jiménez Bolaños Escuela de Historia (Universidad de Costa Rica) Centro de Investigación en Identidad y Cultura Latinoamericana (CIICLA) (Unviersidad de Costa Rica)

Palavras-chave:

sexualidade, educação sexual, Costa Rica, história, ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é examinar, em um corpus de fontes jornalísticas, brochuras institucionais e documentos estaduais, o processo de formulação e execução do Plano Nacional de Formação de Docentes em questões de educação sexual na Costa Rica. No contexto de esforços crescentes pela expansão do equipamento educacional nacional, a formação de professores foi afetada pela falta de profissionalismo e resistência à mudança. A implementação da educação sexual envolve o desafio de treinar e capacitar os adultos primeiro, antes de entrar diretamente na sala de aula. Conclui-se que o referido plano apresentou uma aproximação entre o Estado e a Igreja, com uma abordagem que reforçou os valores tradicionais, a vida familiar e a normalidade sexual.

Biografia do Autor

José Daniel Jiménez Bolaños, Escuela de Historia (Universidad de Costa Rica) Centro de Investigación en Identidad y Cultura Latinoamericana (CIICLA) (Unviersidad de Costa Rica)

Máster en Historia, Docente e investigador en la Universidad de Costa Rica.

Publicado

2022-08-10

Edição

Seção

Artigos