Virilidade e os discursos masculinistas: um “novo homem” para a sociedade brasileira

Autores

Palavras-chave:

virilidade, masculinidade, revista Playboy, discursos.

Resumo

Neste artigo, investiga-se como se estabeleceu a ideia de virilidade através dos discursos masculinistas presentes na revista Playboy Brasil na década de 1980; e como esses discursos serviram para criar um novo padrão de masculinidade. Através de uma abordagem qualitativa que enfatiza a importância das informações geradas a partir de um olhar cuidadoso e crítico das fontes documentais, revisitam-se as colunas e matérias da revista sob a ótica da análise do discurso proposta por M. Foucault, com vistas a apreender como são constituídos os sujeitos sociais apresentados pelo periódico. Os resultados apontam que a revista difundiu um novo ideal de virilidade quel incidia diretamente na sexualidade e na masculinidade do chamado “novo homem”.

Biografia do Autor

Douglas Josiel Voks, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Formado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Mestre (2014) e Doutor (2019) em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Trabalha na área de concentração da História do Tempo Presente, com ênfase em masculinidades, gênero, relações de poder, mídias e culturas políticas. É pesquisador ligado ao Laboratório de Relações de Gênero e Família - LABGEF da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente professor substituto na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), trabalhando no curso de História com as disciplinas de História da América II e III, Introdução aos Estudos Históricos e Tópicos Especiais em América com ênfase em Relações de Gênero, e no curso de Pedagogia com a disciplina de Fundamentos e Metodologias do Ensino de História.

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Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

Artigos