“Yo solo soy”: Os processos de transições corporais de estudantes trans no Bachillerato Popular Trans Mocha Celis

Autores

Palavras-chave:

Transgeneridade, Bachillerato Popular, Masculinidade, Corpo

Resumo

Este artigo surgiu como parte de uma pesquisa que investiga o surgimento de uma escola para a população trans – travestis, transexuais e transgêneros - na cidade de Buenos Aires, Argentina: o Bachillerato Popular Trans Mocha Celis. Os pressupostos deste texto revelam-se a partir de depoimentos de discentes que vivenciaram seus processos de transições identitárias e corporais, como travestis e transexuais, e nos apontam os olhares sobre seus corpos, suas masculinidades/feminilidades e a respeito do acolhimento, ou não, de seus familiares e amigos/as. Utilizando a metodologia etnográfica, de convivência diária e entrevistas semiestruturadas, esta pesquisa qualitativa com cinco discentes apresenta suas histórias, que nos permitem compreender como é viver em um mundo sexualmente binário (feminino- -masculino), machista, heterossexual e compulsoriamente cisgênero. Ademais, esta pesquisa visa contribuir para reflexões sobre a vigilância dos corpos que acompanham as vivências das pessoas trans, demonstrada na rejeição social da feminilidade expressa por um corpo ainda visto como biologicamente masculino.

Biografia do Autor

Luana Pagano Peres Molina, Universidade Norte do Paraná.

outora pela Universidade Federal de São Carlos no programa de Educação na linha de pesquisa em Educação, Cultura e Subjetividade, desenvolvendo pesquisas nas áreas de diversidade sexual, transexualidade e Identidade de Gênero. Bolsista Capes (PDSE) Doutorado Sanduíche para a Universidad de Buenos Aires/Argentina, no IIEGE - Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género. Mestre em História Social na linha de pesquisa em História e Ensino, dentro do eixo de estudos sobre sexualidade no ensino de história. Pós- Graduada em Psicologia Aplicada à Educação e Graduada em História - Habilitação em Licenciatura - pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Área de pesquisa com temáticas de: Estudos de gênero; sexualidade; pedagogia queer; currículo; LGBTFobia; Educação Sexual. Palestrante sobre educação sexual para toda comunidade escolar, desde capacitação para professores à oficinas para pais. Professora Adjunto da Universidade Norte do Paraná - Londrina/PR.

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Publicado

2020-05-06

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Artigos