Aquém do fundamentalismo, além da intolerância: hostilidade e hospitalidade no debate sobre direitos de gays e lésbicas

Autores

  • Renata Reverendo Vidal K. Nagamine Universidade Federal da Bahia
  • Marcelo Tavares Natividade Universidade Federal do Ceará - Departamento de Ciências Sociais

Palavras-chave:

Sexualidade, Religião, Tolerância, Direitos Humanos

Resumo

O artigo explora as possibilidades e os limites das noções de ‘fundamentalismo’,tolerância’ e ‘intolerância’ e avalia os potenciais ganhos das noções de ‘hostilidade’ e ‘hospitalidade’para a análise de controvérsias contemporâneas sobre política sexual. Elabora sobreuma controvérsia que se instaurou em torno da consulta popular sobre o casamento entre pessoasdo mesmo sexo na Irlanda, em 2015. Procura-se delinear os contornos das duas noçõespropostas como categorias teóricas em antropologia. O artigo discute conceitos do campo daantropologia da religião a partir da análise de controvérsias e da análise qualitativa de umcaso, com base em pesquisa documental e bibliográfica.

Biografia do Autor

Renata Reverendo Vidal K. Nagamine, Universidade Federal da Bahia

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UFBA. Mestre e Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da USP (área de concentração: Direito Internacional). Pesquisadora-colaboradora no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Marcelo Tavares Natividade, Universidade Federal do Ceará - Departamento de Ciências Sociais

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Grupo de estudos sobre diversidade sexual, gênero e religião GEDs/UFC. Associação brasileira de Antropologia (ABA)

 

Downloads

Publicado

2017-08-29

Edição

Seção

Dossiê