Direito ao aborto, gênero e a pesquisa jurídica em direitos fundamentais

Autores

  • André Freire Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Direito Constitucional, direito ao aborto, direitos sexuais e reprodutivos, metodologia de pesquisa em direito, gênero e direito

Resumo

A partir de um retrato da situação atual do abortamento inseguro e de uma breve reconstrução das lutas feministas pela descriminalização do aborto no Brasil, o trabalho discute o papel do constitucionalismo democrático no reconhecimento de novos sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos. Recorremos ao fundamento político-filosófico dos direitos sexuais e reprodutivos para apontar que sua regulamentação jurídica só tem validade se os “sujeitos de direitos” construídos e pressupostos por sua regulamentação não se prestarem à violação dos postulados fundamentais do constitucionalismo democrático. Tal violação ocorre quando as relações de inclusão e exclusão estabelecidas por seus contornos hipotéticos se prestam a negar reconhecimento institucional à plena dignidade de experiências identitá- rias dissidentes. Propomos a utilização da teoria de Rosenfeld em pesquisas sobre direito ao aborto sob a perspectiva do Direito Constitucional. Esta teoria permite ver como os discursos sobre direitos criam e enunciam seus sujeitos com marcas de gênero, e podem servir tanto à ampliação das liberdades como de formas de subordinação.

Biografia do Autor

André Freire Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Direito Constitucional e Teoria da Constituição na UFMG com período sanduíche realizado na Universidad de la República - Uruguay, com bolsa da Asociación de Universidades Grupo Montevideo e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG. Bolsista CAPES. Estagiário-docente no curso de Direito da UFMG. Representante discente no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG e na Congregação da Faculdade de Direito da UFMG. Bacharel em Direito pela UFMG (2013). Advogado.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Edição

Seção

Dossiê