Saúde sexual e reprodutiva, conservadorismo religioso e acesso a medicamentos: uma discussão sobre a estratégia global de advocacy do Consórcio Internacional sobre Contracepção de Emergência

Autores

  • Luiza Lena Bastos Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Miriam Ventura Instituto de Estudos em Saúde Coletiva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Elaine Reis Brandão Instituto de Estudos em Saúde Coletiva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

contracepção de emergência, direitos sexuais e reprodutivos, sexualidade, direitos humanos, fundamentalismo religioso

Resumo

O Consórcio Internacional sobre Contracepção de Emergência (ICEC) é uma organização não governamental, criada em 1996 por iniciativa da Fundação Rockefeller. O ICEC tem sido o principal interlocutor no cenário mundial na defesa do acesso à contracepção de emergência (CE) e na sua difusão nos, assim chamados, países em desenvolvimento. Seu website é uma importante fonte de informação e veículo para advogar em prol dos CE. Foi realizada uma análise temática em documentos selecionados do website do ICEC disponíveis no período de 2013 e 2014. Este artigo indaga se a ausência de uma discussão ampla sobre sexualidade e direitos humanos, constatada no material analisado, seria pautada por um cenário político de acirrado fundamentalismo religioso.

Biografia do Autor

Luiza Lena Bastos, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luiza Lena Bastos é Farmacêutica pela UFSM/RS, especialista em Gênero e Sexualidade pelo IMS/CLAM/UERJ, Mestre em Saúde Coletiva pelo PPGSC/IESC/UFRJ e aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Miriam Ventura, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Miriam Ventura é advogada, mestre e doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz, orientadora do estudo ora apresentado e professora adjunta no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Elaine Reis Brandão, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva Universidade Federal do Rio de Janeiro

Elaine Reis Brandão é assistente social, mestre e doutora em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ, orientadora do estudo ora apresentado e professora adjunta no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-08-29

Edição

Seção

Dossiês temáticos