O Plano de Treinamento Docente em educação sexual, Costa Rica, 1968-1986
Palavras-chave:
sexualidade, educação sexual, Costa Rica, história, ensinoResumo
O objetivo deste artigo é examinar, em um corpus de fontes jornalísticas, brochuras institucionais e documentos estaduais, o processo de formulação e execução do Plano Nacional de Formação de Docentes em questões de educação sexual na Costa Rica. No contexto de esforços crescentes pela expansão do equipamento educacional nacional, a formação de professores foi afetada pela falta de profissionalismo e resistência à mudança. A implementação da educação sexual envolve o desafio de treinar e capacitar os adultos primeiro, antes de entrar diretamente na sala de aula. Conclui-se que o referido plano apresentou uma aproximação entre o Estado e a Igreja, com uma abordagem que reforçou os valores tradicionais, a vida familiar e a normalidade sexual.Downloads
Publicado
2022-08-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
As/os autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. A reprodução des textos publicados em SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA, mesmo que parcial, em outras publicações deverá indicar a sua primerira publicação nesta revista.
SEXUALIDAD, SALUD Y SOCIEDAD - REVISTA LATINOAMERICANA está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 do tipo atribuição BY.