O horror à vida interior e o romance filosófico A Náusea

Auteurs

  • Rafael de Sousa Pinheiro Universidade Federal da Bahia
  • Bruna Santos da Silva Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.12957/ek.2018.38299

Résumé

O objetivo do presente trabalho consiste em explicitar os fundamentos da crítica de Sartre ao determinismo psicológico e à noção de intimidade, citados pelo filósofo como pertinentes à obra de autores como Proust e Balzac, e apresentar o romance filosófico A náusea como uma proposta alternativa de literatura que estabelece uma descrição compreensiva de como os homens vivem, sem recorrer a determinismos ou à ideia de intimidade. Para tanto, inicialmente, busca-se apontar a teoria fenomenológica da consciência desenvolvida por Sartre em A transcendência do ego, e como o modo de aparição do “Eu” enquanto um objeto correlato de uma intenção reflexiva, é constituído como polo passivo e inerte de estados, de tal modo que a consciência, espontaneidade impessoal, permanece inafetável, argumento que fundamenta a crítica ao determinismo psicológico. Em seguida, a partir do texto Uma ideia fundamental da fenomenologia de Husserl: A intencionalidade, desenvolve-se a crítica de Sartre à noção de intimidade, presente, por exemplo, na obra de Proust. Por fim, apresentam-se as características do romance A náusea que a constituem como uma proposta alternativa de literatura, uma possibilidade compreensiva da realidade humana livre de pressupostos deterministas e da noção de intimidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rafael de Sousa Pinheiro, Universidade Federal da Bahia

Graduado em filosofia pela Universidade Federal do MaranhãoMestre em ética e epistemologia pela Universidade federal do PiauíDoutorando em filosofia- UFBAProfessor do departamento de Educação e Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão

Bruna Santos da Silva, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Humanidades-UFBA

Pós-graduada em em Psicologia Analítica junguiana

Mestranda em filosofia-UFBA

Téléchargements

Publiée

2019-07-07

Comment citer

PINHEIRO, Rafael de Sousa; DA SILVA, Bruna Santos. O horror à vida interior e o romance filosófico A Náusea. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 84–94, 2019. DOI: 10.12957/ek.2018.38299. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/38299. Acesso em: 25 mai. 2025.