Do nada de L'Imaginaire ao nada de Drôle de Guerre: o inverso da fenomenologia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.12957/ek.2018.35042

Résumé

Este artigo pretende restituir o itinerário ou a “pré-história” do conceito de Nada na filosofia de Sartre; para tanto, utilizaremos aqui L’Imaginaire (1940) e Carnets de la Drôle de Guerre (1938/1940). A partir dessas duas obras, seremos capazes de realizar, digamos assim, uma taxonomia do nada: ver-se-á que este conceito irrompe, primeiramente, como possibilidade que possui a consciência imaginante de operar um recuo nadificador em relação à totalidade do real (n’outras palavras, possibilidade de postular um estado irreal de coisas); depois, nos Carnets (sobretudo os últimos), o nada será identificado ao próprio ser da consciência perceptiva para, finalmente na obra dos anos 1943, aparecer como “operador ontofenomenológico” por excelência da consciência, isto é, como expediente capaz de instituir a abertura (intencional) da consciência ao mundo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Gustavo Fujiwara, Universidade Federal de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo com estágio de pesquisa na Université Paris VIII. O presente artigo é resultado de uma pesquisa de doutorado financiada pela FAPESP, processo número: 2014/09973-4

Téléchargements

Publiée

2019-07-07

Comment citer

FUJIWARA, Gustavo. Do nada de L’Imaginaire ao nada de Drôle de Guerre: o inverso da fenomenologia. Ekstasis: Revista de Hermenêutica e Fenomenologia, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 30–51, 2019. DOI: 10.12957/ek.2018.35042. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/Ekstasis/article/view/35042. Acesso em: 27 juill. 2025.