ATORES, CENÁRIOS E IDEIAS: PASSAGENS HISTÓRICAS NA CONCEPÇÃO DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA
Palavras-chave:
teoria política, representação, teoria da escolha racional, dominação política, imaginário coletivoResumo
O artigo explora os fundamentos ontológicos e epistêmicos da representação política, analisando as transformações sociais decorrentes das revoluções liberais e industriais, e a emergência da democracia representativa. Conceitos como "nação", "povo" e "vontade geral" são discutidos como elementos que legitimam a dominação política. A pesquisa é realizada através de uma análise histórica e teórica, revisitando eventos dos séculos XVII e XVIII e suas implicações nas relações políticas. Utilizo uma abordagem crítica, confrontando teorias clássicas e contemporâneas sobre a representação política. O estudo revela que a representação política é moldada por interações sociais e simbólicas, e que a classe social é entendida como um fenômeno dinâmico, em vez de uma estrutura fixa. As críticas à teoria da escolha racional destacam a importância do simbólico na política. O artigo conclui que a política não pode ser reduzida a uma lógica de mercado, pois isso despolitiza o campo político. A análise sugere que a centralidade do imaginário coletivo e dos valores normativos deve ser resgatada para uma compreensão mais rica da política
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
