TEORIA A PARTIR DA (SEMI) PERIFERIA? AS INTERPRETAÇÕES DE WANDERLEY GUILHERME DOS SANTOS E JESSÉ SOUZA SOBRE A CRISE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA E O GOLPE DE 2016
Palavras-chave:
Golpe de 2016, teoria social e política, autoritarismo, pensamento político brasileiro.Resumo
Este artigo analisa em perspectiva comparada as interpretações de Wanderley Guilherme dos Santos (2017) e Jessé Souza (2016) sobre a crise da democracia brasileira e o golpe de 2016, que retirou a presidente Dilma Rousseff (PT) da presidência da República em agosto daquele ano. Para tanto, examinaremos as obras A democracia impedida, de Wanderley Guilherme, e Radiografia do golpe, de Jessé Souza. Através da comparação, procuramos sustentar que, apesar dos objetivos comuns em produzir teoria de alcance global e uma leitura moderna da realidade política brasileira, apenas a obra de Wanderley Guilherme consegue alcançar os objetivos de modo pleno, pois constrói uma relação equilibrada entre teoria e história; formula uma análise que perfaz a institucionalidade política sem reproduzir o tradicional dualismo com a sociedade; estabelece exemplos internacionais de ruptura democrática que rompem com o nacionalismo metodológico; desconstrói essencialismos ou singularidades políticas brasileiras; baseia-se em uma concepção crítica, descolonizada e não teleológica da democracia; e oferece teorização sobre o golpe parlamentar que permite compreender o fenômeno político em países periféricos e cêntricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
