A HERANÇA VIOLENTA DA JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO BRASILEIRA: DESIGUALDADE E AMEAÇA À DEMOCRACIA
Palavras-chave:
justiça de transição, violência, desigualdade socialResumo
O presente artigo tem por objetivo demonstrar, por meio de análise crítica, a conexão entre o método de transição de justiça escolhido no Brasil e a violência promovida por grupos perigosos. Argumentamos que a Lei da Anistia possibilitou a política do esquecimento, bem como a continuidade de uma política de segurança repressiva que gera uma desconfiança da sociedade civil em relação às forças de segurança, bem como viabiliza a governança por parte do crime organizado. Além disso, essa dinâmica reforça, ainda mais, a promoção da desigualdade social, já que não há incentivos para a quebra do ciclo de violência, nem para a promoção de uma política de memória, de estabelecimento de valores democráticos e de justiça social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).