CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DA NOVA LITERATURA SOBRE REFORMAS ELEITORAIS: UM DIÁLOGO COM A HISTORIOGRAFIA DA LEI SARAIVA (1881)

Autores

Palavras-chave:

reforma eleitoral, Lei Saraiva, história pol´ítica, interdisciplinaridade

Resumo

O artigo tem como objetivo traçar um diálogo entre a nova literatura sobre reformas eleitorais, emergente no campo da ciência política a partir dos anos 1990, e a historiografia da Lei Saraiva, norma eleitoral brasileira de 1881. Propõe-se uma revisão comparativa das literaturas. Primeiro, os textos historiográficos sobre a reforma brasileira são contrastados com as categorias analíticas da ciência política propostas por Gideon Rahat (2011) e Vitor Pimenta Gomes de Souza (2023). Em seguida, obras de cientistas políticos que empregam a abordagem histórico-comparativa, como Rahat (2008), Renwick (2010) e Nicolau (2012), são colocadas em perspectiva com as considerações teórico-metodológicas da história conceitual. As conclusões focam na necessidade de a historiografia ampliar as pesquisas sobre os percursos legislativos das reformas e sobre as ações dos subalternos, e a ciência política refinar o uso e a crítica de fontes primárias, além de ampliar seu campo de visão para além da política institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFF (PPGH/UFF), com bolsa CAPES. Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense. Foi aluno bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) durante um ano com o projeto "A reforma eleitoral de 1881 e as transformações internas da cidadania: um exercício de história conceitual (1880-1881)".

Downloads

Publicado

24.10.2025

Como Citar

SILVA, Henrique. CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DA NOVA LITERATURA SOBRE REFORMAS ELEITORAIS: UM DIÁLOGO COM A HISTORIOGRAFIA DA LEI SARAIVA (1881). Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 25, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/85170. Acesso em: 23 nov. 2025.