O PODER NA TEORIA SOCIOLÓGICA DE ERVING GOFFMAN
Keywords:
desigualdades, interação social, ritual, teoria socialAbstract
Este artigo analisa a categoria do poder na teoria sociológica de Erving Goffman. São três seções. A primeira descreve a dialética básica da interação social do autor. Ela fornece as bases teóricas sobre as quais será possível analisar o poder em interação social. A segunda reflete sobre a teoria dos rituais de interação e a sua relação com o poder. Destaca-se a relação entre os conceitos de ritual de evitação, gerenciamento de impressões e expectativa normativa, os dois últimos apresentados na seção anterior. A terceira apresenta a teoria do poder de Anthony Giddens e a relaciona com a teoria sociológica de Goffman. Assim, o poder não é usado como categoria residual. Conclui-se que o poder é uma categoria central na obra de Goffman e, mesmo implícito, torna a sua teoria sociológica uma ferramenta para analisar desigualdades e subordinações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).