INTRODUÇÃO AO ESTADO NO PENSAMENTO MARXIANO E MARXISTA

Autores

Palavras-chave:

capitalismo, Estado, marxiano, marxista

Resumo

A compreensão do Estado consiste em parte essencial das análises que visam explicitar as contradições inerentes da sociedade burguesa e do modo de produção capitalista. Diante disso, este artigo objetiva apresentar um estudo introdutório do Estado no pensamento marxiano e marxista, constituindo uma pesquisa bibliográfica alicerçada no método materialista histórico-dialético. Dessa maneira, tornou-se possível explicitar o fato de que o Estado emerge como resultado direto da divisão da sociedade em classes, representando uma entidade que atua, sempre, em favor dos interesses da classe política e economicamente dominante. É nesse sentido que o Estado atua viabilizando a dominação do proletariado pela burguesia. Tal atuação sinaliza que a superação da dominação, exploração e opressão de classe, assim como do capitalismo e da sociedade burguesa, depende da ação revolucionária do proletariado, que contém o potencial de findar com a divisão de classes na sociedade, que significaria, também, o fim do próprio Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thulio Silva de Moraes, UERJ - Mestrando em Serviço Social

Mestrando em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Downloads

Publicado

31.05.2025

Como Citar

SILVA DE MORAES, Thulio. INTRODUÇÃO AO ESTADO NO PENSAMENTO MARXIANO E MARXISTA. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 23, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/85152. Acesso em: 27 jul. 2025.