INTRODUÇÃO AO ESTADO NO PENSAMENTO MARXIANO E MARXISTA
Palavras-chave:
capitalismo, Estado, marxiano, marxistaResumo
A compreensão do Estado consiste em parte essencial das análises que visam explicitar as contradições inerentes da sociedade burguesa e do modo de produção capitalista. Diante disso, este artigo objetiva apresentar um estudo introdutório do Estado no pensamento marxiano e marxista, constituindo uma pesquisa bibliográfica alicerçada no método materialista histórico-dialético. Dessa maneira, tornou-se possível explicitar o fato de que o Estado emerge como resultado direto da divisão da sociedade em classes, representando uma entidade que atua, sempre, em favor dos interesses da classe política e economicamente dominante. É nesse sentido que o Estado atua viabilizando a dominação do proletariado pela burguesia. Tal atuação sinaliza que a superação da dominação, exploração e opressão de classe, assim como do capitalismo e da sociedade burguesa, depende da ação revolucionária do proletariado, que contém o potencial de findar com a divisão de classes na sociedade, que significaria, também, o fim do próprio Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).