ENTRE TEORIA SOCIAL E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU E FRANÇOIS DUBET

Authors

Keywords:

sociologia da educação, agência e estrutura, Pierre Bourdieu, François Dubet

Abstract

Este artigo aborda a relação na sociologia entre indivíduo e sociedade, explorando as tensões entre igualdade e diversidade na educação. O foco está no diálogo entre os sociólogos Pierre Bourdieu e François Dubet: Bourdieu, com a sua teoria da repodução, apontando a escola como um espaço de reprodução de desigualdades e Dubet, com uma análise crítica e dinâmica, na medida em que enfatiza a capacidade dos indivíduos de se apropriarem das estruturas sociais e normativas, promovendo uma reflexividade que pode redefinir o papel do aluno como protagonista ativo no ambiente escolar. Este deslocamento teórico propõe uma nova centralidade para o aluno, não mais como receptáculo passivo de conhecimento, mas como agente reflexivo que articula múltiplas práticas e significados. Essa perspectiva pode revitalizar o debate sobre sociologia da educação, especialmente nas interações entre alunos e profissionais educacionais. 

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Published

2025-05-31

How to Cite

TOMÉ MARTINS, Maria Luisa; BRANDALISE, Anna Carolina. ENTRE TEORIA SOCIAL E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU E FRANÇOIS DUBET. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 23, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/85138. Acesso em: 27 jul. 2025.