ENTRE TEORIA SOCIAL E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU E FRANÇOIS DUBET
Keywords:
sociologia da educação, agência e estrutura, Pierre Bourdieu, François DubetAbstract
Este artigo aborda a relação na sociologia entre indivíduo e sociedade, explorando as tensões entre igualdade e diversidade na educação. O foco está no diálogo entre os sociólogos Pierre Bourdieu e François Dubet: Bourdieu, com a sua teoria da repodução, apontando a escola como um espaço de reprodução de desigualdades e Dubet, com uma análise crítica e dinâmica, na medida em que enfatiza a capacidade dos indivíduos de se apropriarem das estruturas sociais e normativas, promovendo uma reflexividade que pode redefinir o papel do aluno como protagonista ativo no ambiente escolar. Este deslocamento teórico propõe uma nova centralidade para o aluno, não mais como receptáculo passivo de conhecimento, mas como agente reflexivo que articula múltiplas práticas e significados. Essa perspectiva pode revitalizar o debate sobre sociologia da educação, especialmente nas interações entre alunos e profissionais educacionais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).