O ROMPIMENTO DE LIST COM A ECONOMIA POLÍTICA CLÁSSICA: REFLEXÕES SOBRE AS CRÍTICAS DIRECIONADAS A ADAM SMITH
Palavras-chave:
Friedrich List, Adam Smith, Escola Clássica, Escola Histórica AlemãResumo
Este artigo tem como objetivo explorar o rompimento de Friedrich List com a economia política clássica, por meio da análise das críticas que ele direciona a Adam Smith, um dos principais expoentes dessa escola. Para isso, foram investigados os textos fundamentais de ambos os autores, a fim de extrair as bases de suas teorias econômicas. Identificou-se que, enquanto Smith desenvolve sua teoria econômica a partir da perspectiva dos indivíduos, List adota uma abordagem centrada na nação, opondo-se ao que ele denominou “economia cosmopolítica” e ao individualismo. Essa análise revela as diferenças essenciais das abordagens de Smith e List, destacando a contribuição pioneira de List para a teoria econômica e sua crítica nacionalista à economia política clássica. O artigo, portanto, reitera a importância do contexto nacional nas reflexões econômicas de List e seu distanciamento em relação ao pensamento econômico dominante da primeira metade do século XIX.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).