O CORPO COMO OBJETO E ALVO DE PODER NO BRASIL DO PERÍODO VARGAS
Λέξεις-κλειδιά:
Corpo e poder, Representações, Sociedade, Período VargasΠερίληψη
O presente artigo tem como objetivo apresentar argumentos para o entendimento dos conceitos que regem a relação entre corpo e poder, especialmente do corpo como ferramenta para afirmação ideológica de poder no Brasil do período Vargas. Traçar-se-á um breve relato do uso e das representações do corpo na história, a fim de subsidiar as ideias apresentadas. A partir de documentos oficiais, escritos de autoridades e matérias da imprensa, comparados a uma sociologia do corpo já existente, buscar entender como o rápido desenvolvimento dos meios de comunicação, aliados a um projeto de governo autoritário, lidou com essa questão. Quais foram as rupturas, permanências ou inovações acerca dessas representações. Quais significações e ressignificações tornaram-se elementos da narrativa acerca do corpo naquele momento histórico. Concluímos que, a relação entre corpo e poder no Brasil seguiu um processo de evolução, não no sentido qualitativo, mas de adaptação aos momentos históricos.
Λήψεις
Λήψεις
Δημοσιευμένα
Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές
Τεύχος
Ενότητα
Άδεια
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).