O MARXISMO E A CONTINGÊNCIA DO SOCIAL: DA CRÍTICA LIBERAL AO PÓS-MARXISMO DE ERNESTO LACLAU
Palavras-chave:
Teoria Política, Marxismo, Liberalismo, Pós-estruturalismo, HegemoniaResumo
O objetivo deste trabalho consiste em realizar um exercício comparativo entre diferentes abordagens da teoria política que interpelaram a concepção marxista segundo a qual a vida social está fundada em determinadas leis de desenvolvimento histórico. Em um primeiro momento colocaremos em perspectiva como duas linhagens distintas do pensamento político liberal - aquelas representadas por Friedrich Hayek e Richard Rorty – articularam temas da filosofia da ciência e da teoria política para se contrapor ao tipo de racionalismo histórico implicado na filosofia marxista. Em um segundo momento, traremos para a discussão o argumento de Ernesto Laclau, que, articulando o conceito gramsciano de “hegemonia” com as teorias pós-estruturalistas da linguagem, postulou uma visão renovada do marxismo ao reconhecer o caráter contingente e performativo do social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).