DO PROBLEMA AO PLEBISCITO: O PROJETO DE EMANCIPAÇÃO DA BARRA DA TIJUCA
Palavras-chave:
Barra da Tijuca, Municipalização, Estudos urbanosResumo
Este artigo tem como objeto a emancipação da Barra da Tijuca, levada a plebiscito na década de 1980 e retomada em 2022. A movimentação deste plano faz parte da história da cidade do Rio de Janeiro e levou à criação de grupos de discussão que ainda não foram explorados. A análise está focada na Barra da Tijuca, que de acordo com as pesquisas de mercado, é um dos bairros que mais crescem no Rio de Janeiro. A partir de uma investigação qualitativa, a elaboração tem o objetivo de identificar os agentes do projeto de emancipação do bairro, suas motivações, relações e estratégias nas décadas de 1980 e de 2020.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07.04.2025
Como Citar
OLIVEIRA DO NASCIMENTO, Sarah Beatriz. DO PROBLEMA AO PLEBISCITO: O PROJETO DE EMANCIPAÇÃO DA BARRA DA TIJUCA. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 12, n. 22, 2025. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/84773. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).