A IN(AÇÃO) DO ESTADO BRASILEIRO NA QUESTÃO URBANA, 1940 – 2017
Keywords:
capitalismo, política urbana, planejamento urbano, estado, neoliberalismoAbstract
Este trabalho tem como objetivo explorar o papel do Estado na gestão da questão urbana no Brasil. O desenvolvimento teórico se dá em diálogo com Flávio Villaça, que ainda em 1999 acusa o caráter ideológico burguês do planejamento urbano brasileiro, que historicamente perpetua relações de dominação no território. O objetivo é expandir o argumento de Villaça para além dos planos urbanísticos, argumentando que o viés ideológico de dominação de classe também permeia a própria estrutura do Estado. A análise é feita a partir de uma perspectiva histórica, tendo como objeto as principais iniciativas de desenvolvimento urbano em nível nacional no período de 1940 a 2017, levantadas a partir de fontes secundárias.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).