“A MENTIRA FEMINISTA DO PATRIARCADO”: REPERTÓRIOS DE CONFRONTO ANTIFEMINISTAS NO BRASIL
Palabras clave:
ação coletiva., repertórios de confronto, antifeminismo, anti-gêneroResumen
Frente a emergência das iniciativas anti-gênero, o trabalho examina os repertórios de confronto adotados por grupos antifeministas no Brasil, de 2013 a 2022, a partir da obra de Charles Tilly (2006). Por meio de uma revisão da literatura e da construção de um banco de dados, obtido com uma pesquisa hemerográfica nos portais G1 e UOL, identificamos quais são os repertórios de confronto utilizados e quem são os atores que os mobilizam. Ao final, apontamos para uma inflexão nos repertórios de confronto antifeministas, que passaram de ações mais tradicionais — como marchas e discursos fundamentalistas — para estratégias de ação coletivas hodiernas, como fóruns e congressos. Ademais, destacamos como esses grupos se tornaram proeminentes no campo político, notadamente, entre as manifestações que antecederam as eleições de Dilma Rousseff e o fim do mandato presidencial de Jair Bolsonaro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).