“DO LIXO À XEPA”: NOTAS ETNOGRÁFICAS SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DE RESÍDUOS EM RECURSOS EM UMA PERIFERIA URBANA DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Bairro do Caju, Periferia Urbana, Resíduos, RecursosResumo
No bairro do Caju existem modos de ganhar a vida com base no aproveitamento dos resíduos. Os produtos descartados na Estação de Transferência de Resíduos do Caju, um bairro situado na zona norte do Rio de Janeiro, são transformados em recursos por moradores que atuam no setor da reciclagem. O objetivo desta pesquisa é compreender as dinâmicas econômicas em torno dos resíduos, tendo como enfoque uma experiência específica, intitulada como “Xepa do Caju”. Proponho investigar como essa prática se estabeleceu enquanto circuito de trocas comerciais e simbólicas de produtos descartados. A metodologia proposta para este estudo é de natureza qualitativa, conduzida com o auxílio das técnicas de entrevista aberta e observação participante. Por meio de um relato etnográfico, pretendo descrever como os moradores do Caju vivenciam esses circuitos de troca. A sistematização do relato apresentará noções, moralidades e práticas específicas, ilustrando como a vida é tecida e reproduzida no âmbito da cadeia da reciclagem em uma periferia urbana do Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).