O Movimento Brasil Livre E O Ativismo Online De Inspiração Liberal/Conservadora
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2018.53022Palavras-chave:
Movimento Brasil Livre, ativismo online, think tanks, frame analysis, nova direitaResumo
O Movimento Brasil Livre, cuja origem remete às Jornadas de Junho de 2013, teve importância recente no país ao ajudar a convocar protestos a favor do impeachment de Dilma Rousseff, a partir, principalmente, das mídias sociais da Internet. Ao investigarmos as origens do MBL, notamos conexões com uma rede global de think tanks orientados pela defesa do liberalismo econômico. Já quando analisamos suas performances, notamos um discurso anticorrupção tendo como foco o antipetismo, aliado a influências de um discurso liberal na economia e conservador nos costumes. Sendo assim, o objetivo do estudo é refletir sobre o ativismo de inspiração liberal/conservadora do MBL. Pretende-se analisar o surgimento do movimento, bem como sua forma de atuação, por meio da análise de postagens no YouTube, levando-se em conta o contexto dos protestos pró-impeachment e do surgimento de uma nova direita no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22.07.2020
Como Citar
DE MATTOS, Renan Alfenas. O Movimento Brasil Livre E O Ativismo Online De Inspiração Liberal/Conservadora. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 6, p. 105–120, 2020. DOI: 10.12957/cesp.2018.53022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/53022. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).