A redempção dos captivos virá por que faz a glória dos livres ”: Emancipação e o desejo de liberdade nos jornais pernambucanos “a República” e “a luz” na década de 1870
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2018.53021Palavras-chave:
Escravidão, Jornais Republicanos, Pernambuco, Emancipação, Século XIXResumo
Esse trabalho pretende abordar questões pertinentes sobre o debate da emancipação da escravidão discutidos por dois jornais republicanos na província de Pernambuco. Entre os anos 1870 a 1873, a imprensa A República e A Luz: Periódico Republicano (PE) discutiram questões relativas à problemática da instituição escravista, assim como, atuou como protagonista dos acontecimentos que incidiram sobre as leis abolicionistas da época e o desejo de liberdade dos escravizados. Esses impressos políticos, canais de difusão de ideias políticas e sociais apresentam a imprensa como espaço de cultura política de grande destaque, relativizando certos pressupostos historiográficos sobre o estudo do abolicionismo na historiografia oitocentista.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22.07.2020
Como Citar
GERMANO, Emanoel da Cunha. A redempção dos captivos virá por que faz a glória dos livres ”: Emancipação e o desejo de liberdade nos jornais pernambucanos “a República” e “a luz” na década de 1870. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 6, p. 19–35, 2020. DOI: 10.12957/cesp.2018.53021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/53021. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).