DIMENSÕES DE UM CONFLITO FICCIONAL: A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E O INTERESSE PRIVADO A PARTIR DO SETOR ELÉTRICO, E DA CONSOLIDAÇÃO DA ESPÍRITO SANTO CENTRAIS ELÉTRICAS S/A.
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2018.53017Palavras-chave:
Escelsa, Energia, Estado, CapitalismoResumo
A construção de um setor de energia elétrica estatal e nacional, ocupou um papel especial na história do desenvolvimento do Estado brasileiro entre as décadas de 1940 e 1980. Neste contexto, o setor foi um dos lugares de busca por controle político sobre a administração pública, e de ganhos econômicos a partir um desenvolvimento industrial que se consolidava. Este artigo, utilizando um recorrido de dados históricos, teóricos e bibliográficos, se propõe esta conjuntura explorando o caso do Estado do Espírito Santo. Jogando luz, sobretudo, ao entrelaçamento das ações do Estado e do interesse privado na implementação de sua infraestrutura elétrica e no processo de consolidação da empresa estatal de energia elétrica, a ESCELSA (Espírito Santo Centrais Elétricas S/A).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22.07.2020
Como Citar
LOPES, Jayme K. R. DIMENSÕES DE UM CONFLITO FICCIONAL: A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E O INTERESSE PRIVADO A PARTIR DO SETOR ELÉTRICO, E DA CONSOLIDAÇÃO DA ESPÍRITO SANTO CENTRAIS ELÉTRICAS S/A. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 6, p. 77–93, 2020. DOI: 10.12957/cesp.2018.53017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/53017. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).