As Grandes Cidades e Suas Contradições Internas: A Sociologia Urbana de Friedrich Engels
DOI:
https://doi.org/10.12957/cesp.2018.53016Palavras-chave:
Sociologia Urbana, as grandes cidades, contradições sociais, urbanização, industrializaçãoResumo
Friedrich Engels, em sua obra A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra (1844/45), verificou uma série de mazelas que constituem a vida das grandes cidades, como o adensamento populacional, desigualdades sociais, segregação espacial, déficit habitacional, miséria, violência, individualismo, epidemias, poluição, desemprego etc. Ao analisar todos esses fenômenos, sua obra se orientou por múltiplos campos de conhecimento, como história, antropologia, ecologia, política, economia, epidemiologia, entre outras. Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as contribuições de Engels para o campo da sociologia urbana, na clássica obra acima mencionado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22.07.2020
Como Citar
RIBEIRO, Wallace Cabral. As Grandes Cidades e Suas Contradições Internas: A Sociologia Urbana de Friedrich Engels. Cadernos de Estudos Sociais e Políticos, Rio de Janeiro, v. 6, p. 121–135, 2020. DOI: 10.12957/cesp.2018.53016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/CESP/article/view/53016. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).